(v. Português) 1-800-SPONSOR – O Futuro dos Dados Móveis

 

A primeira impressão é de que os números de discagem gratuita 0800 poderiam ser relíquias da telefonia. Eles pertencem à era do telefone público – pré-celular e certamente pré-smartphone. Em 2018, quando existe um aplicativo para tudo, quem precisa discar 0800? A realidade, porém, é justamente o oposto.

Mais de 50 anos desde o surgimento dos números 0800 nos Estados Unidos, e à medida que os telefones públicos realmente tornam-se artefatos históricos, a demanda por novos serviços de 0800 segue firme.

Em junho de 2017, o prefixo 0833 foi introduzido nos EUA para ajudar a atender a demanda por milhões de novos números de discagem gratuita. O que era no passado um serviço disponível apenas para grandes organizações que normalmente recebem volumes enormes de chamadas – hotéis e locadoras de veículos, para citar dois exemplos –, agora se tornou uma necessidade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, vários milhões de números 0800 estão sendo usados somente nos EUA.

A história se repete no mundo todo. Não que os serviços gratuitos de telefone de repente estejam de volta. Eles nunca deixaram de existir.

É revelador que o apelo dos serviços 0800 perdure apesar da variedade de opções disponíveis para os consumidores que precisam entrar em contato com uma empresa, mesmo com a migração em massa para os pacotes de dados de celular pré-alocados, que tornaram o custo de qualquer ligação muito mais palatável ao bolso do consumidor.

Mesmo algumas vezes parecendo obsoleto, o serviço 0800 sobrevive por sólidas razões estratégicas. As empresas ainda precisam oferecer formas fáceis para que os consumidores entrem em contato com elas, o que significa arcar com o custo deste contato. Elas também querem garantir uma boa percepção desta generosidade e de seu compromisso com o serviço ao consumidor.

Os números 0800 são parte fundamental do serviço ao consumidor e em parte também demonstração de prestígio.

Assim sendo, a abordagem gratuita à comunicação com o consumidor está se espalhando à medida que a variedade de canais de comunicação se expande. Muitos números 0800, por exemplo, agora são habilitados para mensagens de texto. E como muitas empresas cada vez mais interagem com o consumidor on-line e via app, o foco também está migrando para esses canais.

Isso vai se tornar cada vez mais importante, uma vez que o nível do serviço ao consumidor continua a melhorar com a ajuda de experiências mais enriquecedoras nos apps – pense em agências de banco virtuais com conexões por vídeo ao vivo com os caixas, e por aí vai. Não se trata de ficção científica. Um número grande de bancos, especialmente nos mercados da América Latina, adotou os Dados Patrocinados para apps oferecidos aos seus clientes e estão inovando com uma rapidez incrível.

Arcar com os custos da comunicação entre consumidor e empresa resulta em prestígio e elogios, bem-vindos e desejados independentemente da forma como o consumidor entra em contato com uma empresa. O desafio das companhias agora é poder subsidiar esta interação em canais on-line e em apps.

Os custos dos dados de celular ainda são administrados com cautela pelo consumidor. Estudos conduzidos pela Datami e seus parceiros mostram que muitos consumidores com frequência esgotam seus pacotes mensais de dados e por isso controlam constantemente seu uso.

Redes sociais e conteúdo são os serviços mais valorizados, pelos quais os consumidores estão dispostos a pagar. Por isso, as operadoras criaram estruturas de preços e pacotes para permitir mais acesso a eles. As operadoras não têm se concentrado em encorajar acesso a outros apps e serviços, como por exemplo de varejo, bancos e serviços domésticos.

Mas todas as empresas podem se beneficiar do crescimento do uso de apps por parte do consumidor para acessar seus serviços – e da capacidade de facilitar o acesso do consumidor a esses apps ao torná-los gratuitos, como fizeram com seus números 0800. O potencial de benefícios de apps gratuitos é enorme, uma vez que a gama de atividades executadas neles é tão ampla – busca e compra de produtos, opções de auto-atendimento, gerenciamento de contas, assim como acesso aos serviços tradicionais de atendimento ao consumidor.

Os serviços de Dados Patrocinados como os oferecidos pela Datami estão apresentando agora uma solução acessível ao permitir que empresas tornem seus apps gratuitos em dezenas de redes de celular ao redor do mundo.

Na verdade, os Dados Patrocinados podem se tornar ainda mais acessíveis do que os serviços 0800 porque as operadoras em alguns mercados ainda impõem restrições aos consumidores ou a dispositivos que podem fazer chamadas gratuitas. Não existe este tipo de barreira com os Dados Patrocinados, que são atraentes às operadoras de celular por gerarem receita de publicidade.

Os parceiros da Datami já viram resultados incríveis. O uso dos apps geralmente cresceu mais de 30% nos três meses após a adoção do programa de Dados Patrocinados. As taxas de conversão de compras aumentaram em até 65%, enquanto o número de instalações dos apps, em alguns casos, teve incremento de mais de 25%, simplesmente como resultado da introdução dos Dados Patrocinados.

A capacidade de subsidiar os custos da navegação em apps – assim como os números 0800 meio século atrás – até recentemente estava disponível apenas para um seleto grupo de empresas muito grandes. Mas agora os Dados Patrocinados são acessíveis para qualquer empresa que queira melhorar a comunicação com seus clientes e o uso de serviços em seus apps. Assim como os números 0800, eles logo serão fundamentais e, o mais importante, uma grande maneira de simultaneamente oferecer valor ao consumidor, promover a empresa, sua cultura e seus serviços.